Junta de Freguesia de Carregueiros

Museu Etnográfico

Este museu está situado num espaço por baixo do Palco da Eira do Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros. Foi inaugurado em 8 de maio de 1982 tendo estado aberto ao público durante alguns meses e posteriormente tem sido aberto em épocas festivas.

A sua localização inicial foi junto à estrada nacional 113, num antigo lagar de azeite, sendo transferido posteriormente em 1983/84, para as instalações já referidas anteriormente. Atualmente está inativo, uma vez que com os anos sofreu infiltrações e também foi afetado pelo vendaval do dia 19 de janeiro de 2012. Está em estudo a transferência para uma casa do início do século XX propriedade do Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros.

O seu acervo é constituído essencialmente por peças resultantes de recolhas feitas pelo Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros, na freguesia e terras vizinhas. Constitui neste momento o seu espólio, cerca de oitocentas (800) peças, que na sua grande maioria foram     doadas ou emprestadas. O museu é de cariz etnográfico e como tal, encontra-se lá de tudo um pouco. Desde alfaias agrícolas, mobílias, utensílios de cozinha e trajes.